[CARTA- NOVAE DISCIPULI]




DOM JAIME ROSE
ARCEBISPO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA
POR MERCE DE DEUS E DA SANTA MADRE IGREJA.

CARTA 
OS NOVOS DISCÍPULOS 
(NOVAE DISCIPULI)

aos bispos, 
aos presbíteros e aos diáconos,
aos seminaristas, 
ás pessoa consagradas 
e a todos os fiéis leigos

pela qual se convoca o Conselho Arquidiocesano.

"Jesus lhes disse: Venham após mim, e eu farei de vocês pescadores de homem". 
(Mateus 4,19)


   Cristo antes de partir para a Gloria Eterna, desejou imensamente ter discípulos para continuar a Sua Palavra e Suas obras. Ele os chama um a um, e nós também fomos chamados para fazer parte deste Colégio de Apóstolos. 

   Pensando nesta missão que em nossa Igreja a doze anos foi alicerçada nos mandamentos de Cristo, por meio de pessoas que como os discípulos resolveram seguir Jesus, e hoje nós doze anos depois continuamos a ser como esses discípulos firmes nos ensinamentos deixados pelo Filho do Homem.

   Como diz nosso Beatíssimo Pai Urbano III na Carta Encíclica Pastores Populum: "Como anteriormente já vimos, a principal função do bispo é a de pastorear as ovelhas a ele confiadas. Tal atividade deve ocorrer em vida comunitária, onde o clero e o povo possam crescer unidos em espiritualidade. Desta forma, com a proximidade entre as diversas esferas, o bispo pode sentir as necessidades do povo e ser no meio deles testemunha do Cristo Bom Pastor." 
 
  Cumprindo meu ministério pastoral, como Cristo Bom Pastor, zelando pela salvação das ovelhas perdidas, e pelos eleitos da vinha do Senhor a qual todos fomos chamados a fazer parte. 

  Convoco e decreto o I Conselho Arquidiocesano em Aparecida, o qual debaterá sobre os leigos e os novos seminaristas em nossa Igreja. Pela ação do Espirito Santo tomaremos medidas para renovar a participação dos leigos em nossa comunidade, e a participação dos nossos seminaristas. 

   Ainda convido Sua Santidade o Papa Urbano III a se fazer presente neste Conselho Arquidiocesano, imagem de São Pedro em nossa Igreja, como também peço as Arquidioceses de Salvador e Paris, ao Patriarcado de Lisboa e a Diocese de Roma, para que rezem pelo menos uma missa em nossa intenção. 

   Deve-se iniciar no dia treze (13) de Agosto com Solene Celebração Eucarística concelebrada por todos os clérigos da Arquidiocese, faça-se também a leitura desta Carta de convocação. O Conselho estender-se-á até o dia dezessete (17) de Agosto onde em Solene Celebração Eucarística concelebrada por todos os clérigos da Arquidiocese daremos fim aos trabalhos do Conselho, tendo suas considerações finais aprovadas e postadas neste mesmo site.

   Enfim peço a proteção da Virgem Aparecida e a iluminação do Espirito Santo sobre todos nós. 

Dado em Aparecida, no dia trinta (30) de Julho de 2018, Solene Celebração pelos Doze Anos da ICAR, Ano Nacional do Laicato.

+DOM JAIME ROSE
ARCEBISPO METROPOLITANO