[Carta a Igreja Mãe das Vocações]
DOM JAIME ROSE
ARCEBISPO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA
CARTA
A IGREJA MÃE DAS VOCAÇÕES
aos bispos,
aos presbíteros e aos diáconos,
ás pessoa consagradas
e a todos os fiéis leigos
pela qual se abre a I Semana Vocacional em Aparecida e Salvador
"Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança."
(Efésios 4,4)
(Efésios 4,4)
A Igreja é constituída por pessoas, sendo, portanto passível de falhas, mas com certeza, repleta de acertos, principalmente porque nossa base é o projeto do Pai, a vivencia libertadora do Filho e a força do Espirito Santo.
"Ser Igreja significa ser povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor do Pai... anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo... A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita." (E.G. nº 119)
A Igreja então passa a ser também mãe das vocações, religiosas, consagradas, laicais e matrimoniais, e todos somos convidados a fazer parte do Corpo Mistico de Cristo Nosso Senhor. Por isto no Ano do Laicato a Igreja como Mãe voltou seus olhos para os leigos, parte mais essencial da Igreja.
Como comunidade missionaria no Habbo a 12 de Evangelização, foi-se pedido pelo Papa Gregório III e pelo Pontífice Reinante Urbano III na Carta Pastoral "Cor et anima una" voltar nosso pastoreio aos leigos, não nos prendendo a uma Igreja Clerical, formadas apenas por clérigos, uma Igreja que deixa os fiéis no escanteio.
Diante dos desafios atuais da Igreja, é preciso observar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz da Palavra de Deus. É preciso hoje, acolher e orientar as situações da família tal como foi criada por Deus, homem e mulher, diante do perigo de relativismos implantados pela sociedade. Além disso, o ateísmo e a ausência de crenças também urgem para que o leigo trabalhe em meio à sociedade para ser “sal da Terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14). (Cor et anima una nº 8)
Como São Paulo nos fala em Efésios 4,4: "Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." Sejamos um só corpo em unidade com toda a Igreja, com todas as comunidades, com todas as vocações, um só espírito, que este espirito seja o Espírito Santo que zela pela Igreja de Cristo, e nós que fomos chamados a vocação laical, religiosa, consagrada ou matrimonial tenhamos esperança neste Cristo que nos chamou para trabalhar em sua vinha.
Em unidade com o Arquidiocese de São Salvador e seu arcebispo Dom Juan Patcheli e inspirado pelo Espírito Santo, ouvimos o pedido dos Sumos Pontífices e da Igreja e abriremos o Brasil para os leigos, para todos os tipos de vocações, dando maior enfase aos leigos brasileiros que por algum tempo foram esquecidos.
Assim após proferir essas letras anuncio e convoco a todos os clérigos das referidas Arquidioceses, os leigos e a todos que desejarem participar conosco para a I Semana Vocacional tendo inicio no dia 17 a 24 de Julho.
Estendo o convite também ao Patriarcado de Lisboa e a Arquidiocese de Notre Dame para que venham a casa da Mãe Aparecida em Romaria rezar pelas vocações em nossa Santa Igreja. A agenda será logo publicada nos sites de Aparecida e de Salvador.
Enfim que Nossa Senhora das Vocações, e o Espírito Santo nos ajude neste momento de comunhão e abertura as vocações em nossa Igreja.
Dado em Aparecida, dia 10 de Julho de 2018, Ano Nacional do Laicato.
Dado em Aparecida, dia 10 de Julho de 2018, Ano Nacional do Laicato.

