[Carta a Igreja Mãe das Vocações]







DOM JAIME ROSE
ARCEBISPO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA

CARTA 
A IGREJA MÃE DAS VOCAÇÕES

aos bispos, 
aos presbíteros e aos diáconos, 
ás pessoa consagradas 
e a todos os fiéis leigos
pela qual se abre a I Semana Vocacional em Aparecida e Salvador

  
"Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança."
(Efésios 4,4) 

  A Igreja é constituída por pessoas, sendo, portanto passível de falhas, mas com certeza, repleta de acertos, principalmente porque nossa base é o projeto do Pai, a vivencia libertadora do Filho e a força do Espirito Santo. 
  "Ser Igreja significa ser povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor do Pai... anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo... A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita." (E.G. nº 119)
  A Igreja então passa a ser também mãe das vocações, religiosas, consagradas, laicais e matrimoniais, e todos somos convidados a fazer parte do Corpo Mistico de Cristo Nosso Senhor. Por isto no Ano do Laicato a Igreja como Mãe voltou seus olhos para os leigos, parte mais essencial da Igreja. 
  Como comunidade missionaria no Habbo a 12 de Evangelização, foi-se pedido pelo Papa Gregório III e pelo Pontífice Reinante Urbano III na Carta Pastoral "Cor et anima una" voltar nosso pastoreio aos leigos, não nos prendendo a uma Igreja Clerical, formadas apenas por clérigos, uma Igreja que deixa os fiéis no escanteio. 
  Diante dos desafios atuais da Igreja, é preciso observar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz da Palavra de Deus. É preciso hoje, acolher e orientar as situações da família tal como foi criada por Deus, homem e mulher, diante do perigo de relativismos implantados pela sociedade. Além disso, o ateísmo e a ausência de crenças também urgem para que o leigo trabalhe em meio à sociedade para ser “sal da Terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14). (Cor et anima una nº 8)
   Como São Paulo nos fala em Efésios 4,4: "Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." Sejamos um só corpo em unidade com toda a Igreja, com todas as comunidades, com todas as vocações, um só espírito, que este espirito seja o Espírito Santo que zela pela Igreja de Cristo, e nós que fomos chamados a vocação laical, religiosa, consagrada ou matrimonial tenhamos esperança neste Cristo que nos chamou para trabalhar em sua vinha. 
   Em unidade com o Arquidiocese de São Salvador e seu arcebispo Dom Juan Patcheli e inspirado pelo Espírito Santo, ouvimos o pedido dos Sumos Pontífices e da Igreja e abriremos o Brasil para os leigos, para todos os tipos de vocações, dando maior enfase aos leigos brasileiros que por algum tempo foram esquecidos. 
   Assim após proferir essas letras anuncio e convoco a todos os clérigos das referidas Arquidioceses, os leigos e a todos que desejarem participar conosco para a I Semana Vocacional tendo inicio no dia 17 a 24 de Julho. 
   Estendo o convite também ao Patriarcado de Lisboa e a Arquidiocese de Notre Dame para que venham a casa da Mãe Aparecida em Romaria rezar pelas vocações em nossa Santa Igreja.  A agenda será logo publicada nos sites de Aparecida e de Salvador. 
   Enfim que Nossa Senhora das Vocações, e o Espírito Santo nos ajude neste momento de comunhão e abertura as vocações em nossa Igreja. 

Dado em Aparecida, dia 10 de Julho de 2018, Ano Nacional do Laicato. 

Dom Jaime Rose+
Arcebispo de Aparecida