[Homilia por ocasião da Posse de Dom Tomás]
Excelentíssimo Dom Tomás, reverendíssimos Padres, hoje o Evangelho se encaixou perfeitamente para esta missa de posse.
"Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas" (Mateus 10, 17) .
Ontem Jesus enviava seus discípulos em missão, hoje Ele os alerta do que os homens são capazes de fazer com o povo cristão e até hoje continuam fazendo. Padres que morrem defendendo Cristo na Eucaristia, que defendem a vida das pessoas. Estes que morrem pelo Cristo são os verdadeiros mártires.
Cristo instituiu uma Igreja, mas não uma Igreja que se prende a documentos, que se prende a Templos, construções e etc, e esquece do povo lá fora, dos fieis, do povo de Deus.
Somos uma Igreja viva e devemos fecundar os mandamentos dos Apóstolos, mas não em nosso palácios, nossos templos, nossas casas, nossas comunidades, e sim lá fora, onde realmente estão os problemas, onde esta realmente o povo de Deus, em outras palavras Santo de casa não faz milagre. E quando nossa Igreja deixar de se comunicar por documentos e ir ao povo tenhamos a certeza que seremos maltratados, açoitados, presos pela nossa fala, nosso pensamento, mas CRISTO não nos deixará desamparados.
Amados irmãos os judeus aguardavam um messias poderoso, um REI TRIUNFANTE, mas o CRISTO veio simples, nasceu juntos aos animais e MORREU humilhado numa Cruz pelos nossos PECADOS, pelas nossas Faltas. E hoje amados clérigos quando nos prendemos em palácios e riquezas, aonde se encontra a figura de CRISTO que se fez pobre? Muitas vezes queremos templos cheios de ouro, templos grandes, paramentos finos, mas CRISTO NASCEU NA PALHA, Seus discípulos andavam descalços pelas casas dando a paz a todos.
Dom Tomás o Espirito Santo de Deus me iluminou para lhe nomear reitor deste templo, mas lembre-se sejamos uma Igreja pobre e para os pobres, que Sua Excelência saiba cuidar do povo de eleito da vinha do Senhor e que produza muitos frutos e propague a Palavra de Deus durante todos os séculos.
Lembro ainda da I Semana Vocacional em Aparecida e Salvador, semana pelos leigos, pelas vocações, semana de abertura da Santa Igreja aos necessitados de Cristo.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
+Dom Jaime Rose